Três Reis Magos


Os  três Reis Magos, na tradição cristã, são personagens que teriam visitado Jesus Cristo logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Segundo Mateus (evangelista), eles teriam vindo de longe para adorar o Cristo.    

Não há relatos bíblicos sobre o nome dos magos, porém a tradição atesta como; Belchior(também Melchior, ou Melquior), Baltazar e Gaspar, não sabemos se eram reis, mas talvez, sacerdotes ou magos ou ainda  conselheiros, há ainda a possibilidade de serem apenas personagens.

O evangelho afirma que a estrela, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus.
Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é;
O ouro representa a realeza. O incenso representa a fé, entregue aos sacerdotes, A mirra, usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, representa o homem.
Entrando na casa, viram o menino, com Maria sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
Uma descrição dos reis magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata:
“Belquior tinha uns setenta anos, de cabelos e barbas brancas, veio da cidade de  Ur, na Caldeia. Gaspar tinha por volta de vinte anos, partira das proximidades do Mar Cáspio. E Baltasar o mouro, de barba e com aproximadamente quarenta anos, partira do Golfo Pérsico.

Fonte: vários textos e da tradição popular.
Imagem: Sandro Botticelli. "Adoração dos reis magos"